quarta-feira, 28 de março de 2007

Novos Desafios

Caros(as) amigos(as),

A passagem de ano é sempre oportunidade para o balanço do vivido e projeções do que pode vir. No nosso caso, situando a descoberta dos Grundrisse como um primeiro momento da ruptura teórica e prática que realizamos, quando fomos considerados "loucos"; a descoberta e interlocução com outros "loucos" pelo mundo afora como segundo momento - de afirmação da teoria crítica radical; podemos dizer que vivemos, hoje, um terceiro momento - o da possibilidade de um novo movimento social emancipatório aqui e alhures.

Em 2006, de Caracas (Fórum Social Mundial) a Paris, passando por Pernambuco (Fórum Social Brasileiro), Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, entre outros estados (lançamentos de livros e filmes com seminários e debates), o movimento pela emancipação humana transpôs barreiras. A campanha NÃO VOTE, fundamentada na crítica radical da política, fetichismo, valor, dissociação sexual e sujeito, sensibilizou um contingente crítico do protesto (não votos, votos nulos e brancos) que no Brasil ficou em 3o lugar e no Ceará em 2o (1o e 2o turnos). Sem falar nas inúmeras iniciativas com relação à solidariedade e luta contra a violência sobre as mulheres e a impunidade, em particular no Cariri.

Não teríamos chegado até aqui sem o apoio e a contribuição de todos(as) que têm colaborado conosco. No entanto, a situação do planeta é gravíssima. A crise do valor/dissociação com seu rastro de destruição, desemprego, exclusão, violência e barbárie confirma o nosso prognóstico: o sistema produtor de mercadorias, na sua crise final, coloca em xeque a humanidade e o planeta. Ao mesmo tempo, abre a possibilidade de sua superação.

Mas o tempo está ficando cada vez mais curto para essa possibilidade. Temos de fazer um esforço infinitamente maior para que esse movimento tome corpo, crie asas e possa se constituir efetivamente como alternativa de saída para a humanidade e o planeta. Daí a iniciativa de um seminário e encontro transnacional dos(as) que constroem a teoria crítica radical com sua praxis correspondente, que estará acontecendo em São Paulo, em 2007. Daí a necessidade de deslocamento de alguns companheiros(as) para o Sul/Sudeste para facilitar e acelerar essas iniciativas.

Para compartilhar esse tesouro ocom a humanidade é preciso vôos mais altos: consolidar e ampliar o que constrímos aqui e contribuirmos para organizar essa perspectiva em rede com a humanidade em todo o planeta. Naturalmente, essa conjugação de iniciativas que marca um novo momento na nossa trajetória, exigirá também uma conjugação de esforços muito grande de todos(as) que conosco construíram essa possibilidade.

Desejamos que 2007 nos encontre com determinação e garra, unindo mãos, corações e mentes para essa bela tarefa de construir o movimento que enfrente o colapso da modernização e realize a transformação emancipatória para gestarmos novas relações sociais.

Um grande abraço!

Grupo Crítica Radical.
Fortaleza, Ceará, 25 de dezembro de 2006.

Nenhum comentário: